segunda-feira, outubro 27, 2014

EM PROFUNDIDADE: O sucesso de "Pituca sin Lucas" no Chile



Pituca sin Lucas ("Riquinha sem Grana" em gíria chilena) é a grande aposta do MEGA para a faixa das teleseries vespertinas. No Chile, costuma-se chamar as novelas de teleseries, e a TVN tem três horários de novelas nacionais inéditas. A diurna, com produções terceirizadas de baixo orçamento (a partir de 15h), a vespertina (20h), que recentemente apostou muito em tramas de humor, e a nocturna (22h), naturalmente com mais liberdade para temas mais pesados (como ocorre com a novela das 21h da Globo).

Em 2014, o canal MEGA (que não tem tradição em novelas nacionais) traz para o Chile a novela turca Las Mil y Una Noches, para ocupar a faixa da teleserie nocturna. Dublada no Chile com o sotaque "neutro" comum à dublagem em espanhol latino (o sotaque chileno é tido por muitos, inclusive chilenos, como o pior da língua espanhola, inclusive a venezuelana Televen exibe uma novela chilena com dublagem da Venezuela), a trama se torna um fenômeno, com audiências na casa dos 30 pontos ou mais, sendo o programa mais visto do Chile nos dias em que é exibida. Depois de contratar a então diretora de dramaturgia da TVN, María Eugenia "Quena" Rencoret, para dirigir sua área dramática, o MEGA estreia Pituca sin Lucas ensanduichada entre as turcas Las mil y Una Noches e Fatmagül na segunda, 13 de outubro. No dia seguinte, reprisam o primeiro capítulo após um jogo da seleção chilena de futebol e, na quarta, Pituca assume seu horário normal às 20h.

Na última sexta (24), o diretor de dramaturgia da TVN, Álex Bowen, é demitido após seu segundo fracasso, Caleta del Sol (a novela noturna No Abras la Puerta também já tinha afundado os índices de seu horário). Ele tinha assumido o lugar de Quena havia dez meses. Um substituto interino (provisório) já foi providenciado.

Os capítulos de Pituca estão disponíveis no Youtube.

SINOPSE DE "PITUCA SIN LUCAS"

Tichi (Paola Volpato), uma mulher endinheirada (ABC1, como se diz no Chile), é roubada e abandonada pelo marido, que foge do país. Tichi tem que se mudar com a mãe e as três filhas para uma vila humilde, onde conhece o viúvo Manuel (Álvaro Rudolphy), seu novo vizinho, que trabalha no Terminal Pesqueiro Metropolitano. A relação de gato e rato entre os dois explode, e ele tem que enfrentar a promessa que fez aos seus quatro filhos de não colocar outra mulher em sua vida, enquanto Stella (Ingrid Cruz) tenta ficar com ele.

AUDIÊNCIA

Na última sexta (24/10), Pituca sin Lucas conseguiu 20 pontos na reprise do capítulo anterior (prática comum no Chile), que começou 19h54, e 27.6 pontos no capítulo inédito, que coemçou 20h26.

Na prévia desta segunda (27/10),  das 20h30 às 21h, Pituca chegou a 30,6 de média (37 de pico às 21h02). Chilevisión (CHV) ficou com 10 pontos com a novela colombiana El Cuerpo del Deseo, já Canal 13 (5,5 pontos) e TVN (4,9) penaram com, respectivamente, as novelas nacionais Valió la Pena e Caleta del Sol.

Matéria escrita por Danilo Sousa para o blog Televisa Brasil. Caso copie, atribua os créditos!
Danilo Web Developer

Nenhum comentário: