Header Ads

test

Morre cineasta Anselmo Duarte, em São Paulo


O diretor e ator de cinema Anselmo Duarte, de 89 anos, morreu na madrugada deste sábado (7). Segundo a assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas em São Paulo, ele estava internado desde 28 de outubro quando sofreu um acidente vascular cerebral.
O corpo de Duarte será levado para Salto, sua cidade natal, localizada a 105 km de São Paulo, onde será velado no Centro de Educação e Cultura, que leva seu nome. O sepultamento ocorrerá amanhã, às 11h30, no Cemitério da Saudade.
Trajetória

Anselmo Duarte marcou o cinema nacional com produções de sucesso como o Pagador de Promessas – baseada no texto de Dias Gomes e protagonizada por Leonardo Villar e Gloria Menezes –, que, em 1962, ganhou a Palma de Ouro em Cannes, e concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

O cineasta também assinou clássicos do cinema nacional, como Absolutamente Certo e Vereda da Salvação. Porém, suas divergências ideológicas com profissionais do Cinema Novo levaram sua carreira ao declínio.

Além de diretor, ele reverenciado como ator e roteirista, contabilizando cerca de 40 longas nacionais. Entre eles, O Caçador de Esmeraldas (1979), O Marginal (1974) e Um certo Capitão Rodrigo (1971). A última participação de Anselmo aconteceu no filme Brasa adormecida (1987), de Djalma Limongi Batista, no qual contracenou com Maitê Proença, Edson Celulari e Sérgio Mamberti.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.