Header Ads

test

Secretários do Rio já se preocupam com epidemia de dengue em 2009


O secretário estadual de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes, disse a cerca de 2.000 servidores do Estado em reunião nesta sexta-feira que implementa uma "medicina de catástrofe" no Rio atualmente. Côrtes falou aos funcionários, entre agentes de saúde, bombeiros, policiais e professores que se reuniram nesta sexta-feira com secretários estaduais do Rio no Maracanãzinho (zona norte), que já há preocupação para evitar uma nova epidemia da doença em 2009.
"Não existe dúvida de que temos que melhorar a atenção básica de saúde. E temos que ter sempre guardado um plano de contingência", discursou o secretário.
Para evitar um novo surto no ano que vem, Côrtes afirmou que o governo do Estado já começou a colocar em prática o plano Rio Contra a Dengue 2009.
Entre os pontos do plano, estão a contratação de cerca por meio de concurso de 3.500 novos bombeiros, que atuarão como agentes da dengue, e a criação de um grupo técnico, formado por professores universitários e de instituições como a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), para discutir uma nova estratégia de combate ao Aedes aegypti.
"O mosquito está vencendo. Já que não existe perspectiva para uma vacina nos próximos cinco ou dez anos, temos que discutir de que maneira podemos melhorar o combate ao mosquito", declarou.
O secretário estadual de Governo do Rio, Wilson Carlos, disse que a prevenção de uma epidemia em 2009 já é a principal preocupação do governo do Rio atualmente. "Já estamos nos preparando para 2009. Este é o principal ponto atualmente".
Relatório do Ministério da Saúde aponta que 16 Estados brasileiros, entre eles o Rio, têm alto risco de enfrentar uma epidemia de dengue no ano que vem.
Na reunião, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, afirmou que está dobrando a coleta de pneus abandonados --um dos focos de mosquitos da dengue, por acumularem água facilmente-- e que, na segunda-feira (14), assinará um convênio com empresas de dedetização para que elas fiquem autorizadas a pulverizar possíveis focos de dengue quando estiverem em residências.
Côrtes elogiou, na reunião, a mobilização da população no combate à dengue. Contou que, na semana passada, um mutirão comunitário para inspecionar possíveis focos de dengue ganhou a adesão espontânea de moradores que passavam nas ruas visitadas pelo mutirão. "Tivemos dois mil moradores, que visitaram 20 mil imóveis e instalaram mais de cinco mil telas em caixas d'água", disse. "A população não tem culpa nenhuma da epidemia, é vítima. E uma vez que o poder público faz o seu dever de casa, a população rapidamente responde".


Folha Online

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.