Header Ads

test

SBT exibe "Troféu Imprensa" no próximo domingo

No próximo domingo (28), às 19h45, o SBT exibe a 52ª edição do "Troféu Imprensa", dentro do "Programa Silvio Santos", com a mediação do apresentador Silvio Santos. No palco, Seu Jorge, Claudia Leitte, a banda NXZero, Lucas Silveira (vocalista do Fresno), o cantor Daniel, apresentadores do Bom Dia & Cia., a apresentadora mirim Maísa Silva, Paulo Henrique Amorim (Domingo Espetacular/TV Record), Marcelo Tas (CQC/Band), Hebe, Eliana, Hurbert (Casseta & Planeta Urgente/TV Globo), a atriz Cássia Kiss e o ator Cauã Reymond (TV Globo) estarão presentes para receberem suas estatuetas de premiações anteriores.


O "Troféu Imprensa 2010", que tem a participação de 10 jurados, importantes radialistas e jornalistas do país, premia os melhores de 2009 em 15 categorias: Cantor; Cantora; Programa Jornalístico; Programa Humorístico; Revelação; Melhor Novela; Melhor Ator; Melhor Atriz; Conjunto Musical; Melhor Programa Infantil; Melhor Música; Apresentador ou Animador de TV; Apresentadora ou Animadora de TV; Jornal de TV; Programa de Entrevista.


O Troféu Imprensa foi criado em 1958 pelo jornalista Plácido Manaia Nunes (1934-2007), que na época se reunia com outros jornalistas dos principais veículos da cidade de São Paulo no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Eles apenas votavam e os ganhadores eram informados pelos jornais. Ainda não existia a estatueta.

Em 1970, Plácido Manaia Nunes cedeu os direitos ao apresentador Silvio Santos, que instituiu o Troféu em forma de Oscar e deu novo formato à premiação.

Critérios para a seleção

Quem escolhe e aponta os concorrentes é o público em geral. A pesquisa é feita em várias localidades das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, junto à população das classes A, B, C, D e também com a imprensa e universitários. No total são 2.100 questionários, a metade aplicada em São Paulo e os outros 1.050 no Rio de Janeiro.

Na votação realizada pelo público são apurados os resultados da seguinte forma: dos 10 mais votados em cada categoria, se destacam os três primeiros colocados de cada uma delas para concorrerem ao prêmio. Os nomes são apresentados em ordem alfabética e a decisão é uma tarefa dos jurados.

Juntamente com o "Troféu Imprensa", Silvio Santos entrega e anuncia os melhores do "Troféu Internet", cuja votação é diferente. Neste ano, cerca de 133 mil internautas votaram pelo portal UOL e pelo site do SBT, no período de 14 de dezembro de 2009 a 31 de janeiro de 2010, e escolheram os melhores nas categorias: Cantora, Programa Jornalístico, Apresentadora ou Animadora de TV, Novela, Revelação, Jornal de TV, Atriz, Conjunto Musical, Programa de Entrevista, Ator, Programa Humorístico, Programa Infantil, Música, Apresentador ou Animador de TV e Cantor.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.